CORPO DOCENTE

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Desenvolve pesquisas e projeto de extensão na temática Transtornos do espectro autista. Integrante e co-coordenadora do LEAD (Laboratório de estudo e extensão em autismo e desenvolvimento) e do PRAIA (Programa de Atenção Interdisciplinar ao Autismo), ambos da UFMG. Pesquisa e atua na interrelação entre diferença, espaço, alteridade e produção de subjetividade. Doutora em Geografia/UFMG (2013), com tese sobre a produção do espaço e a experiência subjetiva contemporânea, tendo realizado estágio de doutorado sanduíche no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Possui mestrado em Psicologia/UFMG (2004) e é psicóloga.

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Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e mestre (2006) e doutora em Ciências da Reabilitação (2011) pela mesma universidade. Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Docente permanente do curso de Mestrado em Estudos da Ocupação e da Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, docência e pesquisa, com ênfase em Desenvolvimento Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: transtorno do espectro do autismo, transtorno do desenvolvimento da coordenação, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, avaliação do desenvolvimento e desempenho infantil, integração sensorial, inclusão escolar, transtornos de aprendizagem. Coordenadora do PRAIA – Programa de Atenção Interdisciplinar ao Autismo. Esteve de licença maternidade no primeiro semestre/2013.

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Professora de Políticas Púbicas de Educação Especial e Inclusão na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. Professora da pós graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da FaE/UFMG. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996) e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação (FaE) da UFMG (2014). Líder do LaPPEEI (Laboratório de Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusão, vinculado ao CNPQ). O LaPPEEI integra a Rede Infinito – Inclusão, Inovação, Transformação. Tem experiência na área de Políticas de Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, inclusão, transtorno do espectro do autismo, história da psicologia e da educação especial, Plano de desenvolvimento individual e Desenho Universal de Aprendizagem. Orienta projetos de mestrado e doutorado em História, Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusiva.

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Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais(2007) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Bolsista de produtividade em Desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora do CNPQ.

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Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Residência Médica em Psiquiatria pelo Hospital das Clínicas da UFMG (2010-2012). Aprimoramento em Transtorno do Espectro autista pelo CEFAC-SP (2016-2017). Com cursos de formação complementar nas áreas de neurociência, psiquiatria, neuropsicologia, neurologia e educação. Tem experiência e interesse de estudo na interface da neurociência com a educação. Participando como colaborador do Projeto NeuroEduca na Universidade Federal de Minas Gerais de 2003 a 2016.

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Professora do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Minas Gerais. Formada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com Mestrado em Artes do Espetáculo na Universidade de Rennes 2, França e Doutorado em Educação pela UNICAMP e em Artes do Espetáculo na Universidade de Rennes 2, com bolsa cedida pelo CNPQ. Trabalha com dança contemporânea e improvisação, com a participação de músicos, atores e/ou artistas plásticos na França e no Brasil. Desde 1998, tem se dedicado de forma particular à dança com pessoas com deficiência mental (leve, média ou severa), tendo como diferencial de seu trabalho junto a este público a abordagem da dança pelo viés da arte.

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Professora da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Diretora do CEI Desenvolvimento Humano. Analista do Comportamento acreditada pela ABPMC-Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (004/2018). Membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (MCTI/CNPq/FAPESP/CAPES). Graduada em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004). Mestra (2007) e Doutora (2011) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Pós-doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2016).

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Professora titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais, onde coordena o Laboratório de Estudos e Extensão em Autismo e Desenvolvimento (LEAD). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Educação Especial pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign e doutorado em Psicologia pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign. Foi pesquisadora visitante do Teresa Lozano Long Institute of Latin American Studies (LLILAS) da Universidade do Texas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Petrópolis (1984), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010). Atualmente é associado da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Fonoaudiologia,com ênfase em Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem infantil, Gagueira, Fluência, Transtornos da linguagem.

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Doutora em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Mestre em Enfermagem pela UFMG, na linha de Cuidar em Saúde e na Enfermagem (2011). Pós graduada em Enfermagem Hospitalar – Oncologia pela UFMG (2007). Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas(2002). Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Grupo de Estudos sobre o recém-nascido, criança, adolescentes e famílias (RECRIA/CNPq). Coordenadora do Programa Primeira Infância Plena. Membro da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e profissionais afins (ABENEPI). Tem experiência na área de Enfermagem em saúde da criança e oncologia adulto e pediátrica. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, atuando nos seguintes temas: crescimento e desenvolvimento infantil, primeira infância, cuidado centrado no paciente e na família, processo do cuidar em Enfermagem, manejo de sintomas, qualidade de vida e segurança do paciente.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), doutorado em Educação, também pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), com estágio de doutoramento na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Realizou pós-doutoramento na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no Programa de Estudos Pós Graduados em Educação (2018). É membro do grupo de pesquisa do CNPq “História da Psicologia e Contexto Sociocultural”, do Grupo de Trabalho em História da Psicologia da ANPEPP, da Rede Iberoamericana de Pesquisadores em História da Psicologia, da Sociedade Brasileira de História da Psicologia e associada plena da Sociedade Brasileira de Psicologia. É coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Ensino em História da Psicologia. Atualmente é Professora Associada II no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais. É Coordenadora do Colegiado do Curso de Graduação em Psicologia desta Universidade, no qual leciona disciplinas da área da história da psicologia e da educação inclusiva. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em História, Teoria e Sistemas em Psicologia e Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da psicologia no Brasil, educação inclusiva, educação especial e sua história no Brasil .

Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP (2006), mestre em Psicologia e Sociedade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2001) e graduado em Psicologia pela mesma instituição (1996). Realizou estágio de pós-doutorado na UFSC, com pesquisa sobre gesto e performance (2010-2011). Pesquisa e atua na interrelação entre arte, corpo e subjetividade, nas áreas da Educação (metodologia de ensino da dança e corpo) e das Artes (dança e performance). Tem experiência em Dança Contemporânea (Contato Improvisação); Performance; Processos de Criação e Artes; Corpo e Subjetividade; Processos Grupais e de Comunicação.

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Professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Presidente do Departamento de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria, a partir de 2016. Título em Neurologia Pediátrica pela SBP/AMB. Título em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal pela SBP/AMIB. Graduada em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fellow at Harvard Medical School (2011-2012), área de neurociências e neuromodulação terapêutica. Doutora em neuropediatria e reabilitação pelo Programa de Pós-graduação em Medicina e Saúde da Universidade Federal da Bahia (2012). Concluiu o mestrado na área de neurociências, neuropediatria e reabilitação pelo Programa de Pós-graduação em Medicina e Saúde da Universidade Federal da Bahia (2008). Realizou residência médica em pediatria no Hospital das Clínicas da UFMG. Possui projeto de pesquisa em desenvolvimento junto à Harvard Medical School na área de neuromodulação em neuropediatria. De 2004 a 2013 atuou como médico da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, na área de neurologia infantil e desenvolvendo projetos de na área de pesquisa clínico-epidemiológica em neurologia e reabilitação infantil.

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Professor Adjunto do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina (FM) da UFMG.Psicólogo formado pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FAFICH-UFMG. Doutor em Farmacologia Bioquímica e Molecular pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. Pertence ao quadro de orientadores permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Saúde da Criança e de Medicina Molecular na FM-UFMG. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp) nos biênios 2012-2013 e 2013-2015. É membro fundador e atual presidente da Associação Brasileira de Impulsividade e Patologia Dual. É membro da International Neuropsychological Society na qual integra o Consulting Board of Editors do Journal of the International Neuropsychological Society. Editor Associado das revistas Frontiers in Psychopatology e Revista Brasileira de Psiquiatria. Editor de Área da Revista Clinical Neuropsychiatry. Editor da Coleção de Livros “Neuropsicologia na Prática Clínica”. Compõe o quadro de editores chefes da revista Debates em Psiquiatria. Ganhador do prêmio Paul Satz 2019 da International Neuropsychological Society.

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Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 1986), especialização em Neuropsicologia pela Universidade FUMEC (2001), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela UFMG (1991) e doutorado em Biologia Celular pela UFMG (1996). Professora Associada na UFMG até 2016, quando se aposentou. Na UFMG atuou no Departamento de Morfologia e no Programa de Pós-Graduação em Neurociências do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Lecionou Neuroanatomia na pós-graduação e na graduação de Medicina, Psicologia, entre outros cursos da área da saúde. Dedicou-se à pesquisa básica realizando trabalhos experimentais em modelos animais nas áreas de Angiogênese, Psiconeuroimunologia, Doença de Chagas e Parkinson. Desenvolveu projetos, com adultos e crianças, que investigaram aspectos das neurociências que influenciam o contexto da escola, como atenção, leitura, regulação emocional e habilidades sociais. Desenvolve o Projeto NeuroEduca, criado em 2003, quando ainda docente na UFMG. O objetivo do NeuroEduca é a divulgação científica da neurociência nos contextos da educação e da saúde. Por meio dele vem colaborando com escolas, da educação infantil ao ensino superior, em todo o Brasil, realizando desenvolvimento profissional de educadores. Afiliada da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE) como “Amigo da Rede CpE”. Coautora dos livros “Neurociência e Educação: como o cérebro aprende” (Artmed, 2011) e “Neurociência e Educação: olhando para o futuro da aprendizagem? (SESI/DN, 2022).

Professor Adjunto da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG. Professor colaborador no programa de Pós-Graduação em Educação e Sociedade da Universidade de Lisboa. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Educação e Graduado em Pedagogia. Tem experiências como pesquisador e docente nos campos da educação e infância especialmente nos temas: Educação Integral; Educação Infantil; Infância e cultura; Cidadania na infância. É membro do grupo TEIA – Territórios Educação Integral e Cidadania e coordena o NEPEI – Núcleo de Pesquisa sobre Infância e Educação Infantil ambos da Faculdade de Educação da UFMG.

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Musicoterapeuta, Docente do curso de Musicoterapia (Bacharelado em Música – Habilitação em Musicoterapia) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Música (Linha de pesquisa Educação Musical) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019). Mestre em Neurociências (Linha de pesquisa Neuropsiquiatria clínica) pela mesma Universidade (2014). Bacharel em Musicoterapia pela Universidade de Ribeirão Preto (2007). Trainee na Abordagem Nordoff-Robbins de Musicoterapia pela Universidade de Nova York (2018-cursando). Possui experiências interdisciplinares nas áreas de Saúde, Humanas, Música e Artes, com ênfase em Musicoterapia Improvisacional Musicocentrada no atendimento ao ser humano por meio da sintonia com sua musicalidade.

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Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo (USP) (1997), mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela USP (2002), Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) (2014), Pós-doutorado em Terapia Ocupacional Social pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) (2016). Desenvolveu atividades assistenciais e de gestão no período de 1997 até 2015 em serviços públicos do Sistema único de Saúde (SUS) da Rede de Atenção Primária à Saúde e Rede de Atenção Psicossocial. Desde 2015 tem desenvolvido atividades de ensino, pesquisa e extensão no Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) nas seguintes temáticas: terapia ocupacional social, direitos sociais, justiça ocupacional, políticas sociais relacionadas aos contextos de pessoas/grupos/comunidades em risco e vulnerabilidade social.

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento da UFMG. Graduada em Psicologia pela UFSCar, Especialista em Terapia Comportamental, Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Pós-doutorado (CNPQ) desenvolvido junto ao Departamento de Psicologia e ao Laboratório de Interação Social (LIS) da UFSCar. Tem interesse na interface entre Análise do Comportamento e Psicologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos temas relacionados à aquisição do comportamento simbólico em bebês e crianças pequenas com desenvolvimento típico e transtornos do desenvolvimento. Os estudos abordam especialmente variáveis experimentais, linguagem, comportamento verbal, aprendizagem relacional e aprendizagem cooperativa.

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Professor adjunto do departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Ocupação (PPGEO) da Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional/UFMG. Graduado em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (2005). Especialista em Desenvolvimento Infantil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), Mestre (2015) e Doutor (2019) em Medicina Molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência em na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em neuropediatria, neonatologia, TEA, órteses de membros superiores e desenvolvimento infantil.

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005), especialização em História da Ciência pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013) e pós-doutorado pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2015) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015-2017), com período de pesquisa nos arquivos de psicologia da Universidade de Harvard. Atua nos seguintes temas: Terapia cognitivo-comportamental, terapias contextuais, história e epistemologia da psicologia experimental e das terapias cognitivas e comportamentais; dimensões cognitivas, comportamentais e sociais da vida acadêmica; problemas psicológicos da escrita acadêmica; cotidiano e saúde mental na vida acadêmica brasileira. Atua como psicoterapeuta cognitivo-comportamental e contextual e supervisor clínico, por meio de atendimento presencial e on-line, em consultório particular, desde 2006.